terça-feira, 29 de março de 2011

As Aventuras de Pinóquio

Dica de leitura para os Professores:
Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp147.htm





Um Retrato do Desenvolvimento Moral e
Cognitivo nas Crianças

Autora: Michelle Brugnera Cruz



Resumo


A temática central deste artigo busca compreender de forma metafórica através do conto As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi , o desenvolvimento moral das crianças e o sintoma na aprendizagem como um produto da cultura, das configurações familiares, do conceito de infância na contemporaneidade. Esses aspectos são abordados sob uma ótica sócio-histórica, e suas conseqüências no âmbito individual. Como fundamentação teórica, analisa-se a história As Aventuras de Pinóquio, tratando da identificação do desenvolvimento do julgamento moral das crianças, seguindo os passos de Bettelheim (1980) e Corso e Corso (2006) quanto à interpretação do conto. Estuda-se a História social da infância e da família, enfatizando a dicotomia entre os objetivos familiares e os escolares. Também trata de como as escolas concebem a relação entre limites e afetividade.

______


1º de abril - dia da mentira


Dia da Mentira

Você já disse alguma mentirinha? Já surpreendeu alguém contando a maior lorota? Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo? Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, cabeludas ou maluquinhas. Mas lembre-se de gritar "1.º de abril!" antes que alguém leve a sério sua brincadeira!


História

Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França? Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós!
Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro.
Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...
Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.

Algumas verdades sobre as mentiras

* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo. - Essa verdade é muito usada pelo meu pai quando ele fala de política.

* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira. - Essa frase foi tirada da fábula "O Menino e o Lobo", que minha avó sempre conta. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!

* Mentira tem perna curta. - Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!

Leia a matéria completa em:

http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2247


sexta-feira, 25 de março de 2011

parabéns querida gestora escolar!








Profª Valeria




É com grande carinho que desejamos a você muita felicidade, não só hoje, dia de seu aniversário, mais em todos os dias de sua vida.

Ontem, procuramos demonstrar o quanto és importante para nós (mesmo eu e outros colegas não estando presente, pensamos em você com muito carinho), pois você é uma pessoa maravilhosa!


Você é muito especial para todos nós da EMEB Dom Daniel Hostin e CEIM do Bairro Dom Daniel!
Obrigada por estar conosco todos os dias!
Grande beijo
Profª Faby

Agora vamos apreciar as fotos, ficaram lindas, parabéns as colegas que organizaram a festa!

quarta-feira, 23 de março de 2011

dia do circo









Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897,
na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Como surgiu o circo

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5 000 anos, com figuras de acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Conta-se ainda que no ano 108 a.C aconteceu uma enorme celebração para dar as boas-vindas a estrangeiros recém-chegados em terras chinesas. Na festa, houve demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem. Uma vez ao ano, pelo menos.

Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-circo.php

_____

O Novo Circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro,levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.

disponível em: http://www.not1.com.br/circo-e-arte-historia-atracoes-e-performances-fotos-e-talento/
____

O Cirque du Soleil ("Circo do Sol", em francês) é uma companhia circense com base em Montréal, Quebec, Canadá.
O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes, os shows não utilizam animais. Há vários espetáculos rodando o mundo e outros fixos em cidades como Orlando e Las Vegas (EUA).
Cirque du Soleil itinerante no parque Villa-Lobos, no município de São Paulo.

Recruta artistas e números de circo de toda parte. O elenco é composto por artistas de mais de 40 nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock.

O espetáculo começa através de um conceito criativo, geralmente com elementos de uma história central, aliada ao desenvolvimento do design do show e a seleção de um compositor para a música.


contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens. Demonstra traços medievais e barrocos. Os shows fazem uso de música ao vivo, a língua falada durante o espetáculo é o "Cirquish", um dialeto imaginário criado pela companhia.

disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirque_du_Soleil

22 de Março - dia internacional da água



Esta semana, a turminha do 5º ano - Profª Libera Simone, está trabalhando o tema: ÁGUA, estiveram no Lab de Informática, trabalhando produções textuais sobre o referido tema.
Logo publicaremos.
Profª Faby

sexta-feira, 18 de março de 2011

alfabetização e linguagem - Profª Libera Simone e os alunos do 5º ano

Alfabetização e linguagem

Descubra, em sua escola, experiências com projetos de trabalhos ou resgate experiências suas com projetos de trabalho. Descreva em que consistiram essas experiências e se posicione em relação a elas, avaliando sua funcionalidade na implementação das práticas de uso da linguagem.

Aqui na escola, temos o projeto “Lendo e Relendo”. Através desta ferramenta, nosso aluno fica informado, debate e depois produz seu próprio texto ou comentário. O jornal edita as produções realizadas pelos alunos, assim, eles podem comparar com outras produções de seus colegas, ou até mesmo de outras unidades escolares.

No carnaval, levei minha turma de 5º ANO para a sala de informática, todos foram com o intuito de pesquisar sobre as marchinhas. Cada aluno escolheu uma e copiaram, eles perceberam que as marchinhas eram escritas em datas diferentes e por autores diferentes. Na sala de aula ouvimos algumas delas, a marchinha escolhida pelos colegas foi “A Jardineira”.

A turma decidiu fazer uma encenação no momento em que cantavam a música. Fizemos vários ensaios para que todos os alunos pudessem participar. Com o consentimento dos alunos, dois amigos foram escolhidos para representar a turma. Gravamos a apresentação, e depois, nossa professora de informática editou e postou no Blog da escola. Cada aluno também produziu sua marchinha, inventando a letra e um ritmo.

Neste trabalho os alunos se sentiram valorizados, sabendo que eles estariam aparecendo no Blog da escola e que todos que visitassem poderiam ver a apresentação.

Confira nosso vídeo:




Texto - Profª Libera Simone

quinta-feira, 17 de março de 2011

Rifa - Pré Escolar Integral



As professoras Roberta e Sandra, do Pré Integral, realizaram a rifa de uma CESTA DE PÁSCOA, o dinheiro arrecadado será para a compra de um tapete para a sala de aula.
O número sorteado foi o "27", sendo comtemplada a aluna KAUANE SANTOS.

Agradecemos a participação de todos!
Muito Obrigado

quinta-feira, 10 de março de 2011

15 de março - dia da escola

Olá Galerinha!!!

Na próxima terça-feira, será o dia da ESCOLA, estamos lançando então, a Campanha:

"Eu amo minha Escola"

Criem seus desenhos para postarmos no blog!!!
Pode ser da Escola, da sala de aula, de você mesmo, até dos professores (mas aí vocês precisam caprichar heinn, olha a nota, ...brincadeirinha)

Data limite para entrega dos desenhos: 15/03

Contamos com a participação de todos e. desde já. agradecemos aos professores pelo empenho e dedicação!

Beijão
Profª Faby

14 de março - dia da poesia!

Aos poetas...

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.
Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.
Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".

Disponível em:

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/14-marco-dia-nacional-da-poesia.html

_____________________________________________________________________

... Volta ao passado...

"Quando eu era adolescente adorava escrever poesias, o tempo foi passando e esse meu lado poetisa ficou adormecido.

Depois de muitos anos (não vou contar quantos, hehe), a vontade, ou melhor dizendo, a inspiração ressurgiu e eu voltei a escrever. "

"A poesia alegra a alma, faz com que a nossa imaginação se transporte pra bem longe e, ao mesmo tempo, para dentro de nós"(Faby)

... Se você também gosta de escrever, este espaço é seu, traga seus textos!!!

Grande Beijo

Profª Faby

o telefone


























O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar, é o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias. Sua história teve início na oficina de Charles Williams, localizada na cidade de Boston, e onde também trabalhava Tomas A. Watson, pessoa que sentia entusiasmo e simpatia por coisas novas, e se dedicava, em tempo integral, à invenção e ao aperfeiçoamento de aparelhos elétricos.


Telefone de 1906

Foi nesta mesma oficina que se deu o encontro entre Watson e Alexander Graham Bell, que havia estudado na Universidade de Boston, era professor de fisiologia vocal, e tinha se especializado no ensino da palavra visível (sistema inventado pelo seu pai, com a finalidade de que uma pessoa surda pudesse aprender a falar). Bell tinha a intenção de aperfeiçoar seu “telégrafo harmônico”, aparelho com o qual pretendia transmitir em código Morse de seis a oito mensagens simultâneas. Foi assim que Graham Bell chegou àquela oficina, procurando suportetecnológico para sua invenção, e começou a trabalhar com Watson. Mais adiante, Bell disse a Watson estas palavras: “Se eu pudesse fazer com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, eu poderia transmitir a palavra telegraficamente.” Esta foi a chave do invento que viria a se chamar telefone.

Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha.” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares.

Em 1973, quase 100 anos depois da invenção do telefone, a marca Motorola apresentou ao mundo o primeiro aparelho de telefonia móvel. Este aparelho foi desenhado por Martin Cooper, que fez a primeira ligação para a concorrência (Bell Labs), com quem disputava a criação de um aparelho telefônico que não usasse fios. Esta primeira ligação foi recebida por Joe Engel, que não se amedrontou com a derrota. Pelo contrário, aperfeiçoou atecnologia e fez com que O Bell Labs fosse responsável pelo celular tal qual como hoje é conhecido em todo o mundo.

Disponível em:

sexta-feira, 4 de março de 2011

08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER





M U L H E R





Semente...
SER-mente...
SER que faz gente,
SER que faz a gente.

Mulher
SER guerreiro, guerrilheiro, lutador...
multimidia, multitarefa, multifaceta, multi-acaso...
multi-coração...

Mulher
SER que dá conta,
que vai além da conta,
que multiplica,
divide, soma e subtrai, sem perder a conta,
sem se dar conta, de que esse século foi seu parto,
na direção de seu espaço,
de seu lugar de direito e de fato,
de seu mundo que lhe foi usurpado e que agora é por ela ocupado.

MULHER...
Esse SER florado,
esse SER adorado,
esse SER adornado,
que nos poem em um tornado,
nos deixa saciado e transtornado,
que nos faz explodir e sentir extasiado.
SER admirado...

MULHER...
Nesse final de milénio, faça a transição.
Tire de seu coração a semente que vai mudar toda a gente
levando o mundo a ser mais gente...
Um mundo mais FEMININO,
mais rosado e sensibilizado,
mais equilibrado e perfumado...

PARABENS MULHER !!!
Não pelo oito de marco,
nem pelo beijo e pelo abraço,
nem pelo cheiro e pelo amaço.
Mas por ser o que és...
Humus da humanidade,
Raiz da sensibilidade,
Tronco da multiplicidade,
Folhas da serenidade,
Flores da fertilidade,
Frutos da eternidade...
Essencia da natureza humana.

Parabéns...

CARNAVAL

O que é

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


História do Carnaval

O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Carnaval de Recife - Bonecos Gigantes Bonecos gigantes em Recife

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


Disponível em: http://www.suapesquisa.com/carnaval


Registrando - lendo e relendo


Nossa Escola esteve presente na 130ª edição do Lendo e Relendo, publicada no dia 02 de março.
Confira as atividades publicadas: