sexta-feira, 18 de março de 2011

alfabetização e linguagem - Profª Libera Simone e os alunos do 5º ano

Alfabetização e linguagem

Descubra, em sua escola, experiências com projetos de trabalhos ou resgate experiências suas com projetos de trabalho. Descreva em que consistiram essas experiências e se posicione em relação a elas, avaliando sua funcionalidade na implementação das práticas de uso da linguagem.

Aqui na escola, temos o projeto “Lendo e Relendo”. Através desta ferramenta, nosso aluno fica informado, debate e depois produz seu próprio texto ou comentário. O jornal edita as produções realizadas pelos alunos, assim, eles podem comparar com outras produções de seus colegas, ou até mesmo de outras unidades escolares.

No carnaval, levei minha turma de 5º ANO para a sala de informática, todos foram com o intuito de pesquisar sobre as marchinhas. Cada aluno escolheu uma e copiaram, eles perceberam que as marchinhas eram escritas em datas diferentes e por autores diferentes. Na sala de aula ouvimos algumas delas, a marchinha escolhida pelos colegas foi “A Jardineira”.

A turma decidiu fazer uma encenação no momento em que cantavam a música. Fizemos vários ensaios para que todos os alunos pudessem participar. Com o consentimento dos alunos, dois amigos foram escolhidos para representar a turma. Gravamos a apresentação, e depois, nossa professora de informática editou e postou no Blog da escola. Cada aluno também produziu sua marchinha, inventando a letra e um ritmo.

Neste trabalho os alunos se sentiram valorizados, sabendo que eles estariam aparecendo no Blog da escola e que todos que visitassem poderiam ver a apresentação.

Confira nosso vídeo:




Texto - Profª Libera Simone

Nenhum comentário:

Postar um comentário