terça-feira, 29 de março de 2011

As Aventuras de Pinóquio

Dica de leitura para os Professores:
Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp147.htm





Um Retrato do Desenvolvimento Moral e
Cognitivo nas Crianças

Autora: Michelle Brugnera Cruz



Resumo


A temática central deste artigo busca compreender de forma metafórica através do conto As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi , o desenvolvimento moral das crianças e o sintoma na aprendizagem como um produto da cultura, das configurações familiares, do conceito de infância na contemporaneidade. Esses aspectos são abordados sob uma ótica sócio-histórica, e suas conseqüências no âmbito individual. Como fundamentação teórica, analisa-se a história As Aventuras de Pinóquio, tratando da identificação do desenvolvimento do julgamento moral das crianças, seguindo os passos de Bettelheim (1980) e Corso e Corso (2006) quanto à interpretação do conto. Estuda-se a História social da infância e da família, enfatizando a dicotomia entre os objetivos familiares e os escolares. Também trata de como as escolas concebem a relação entre limites e afetividade.

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