Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp147.htm
Autora: Michelle Brugnera Cruz
Resumo
  
     A temática central deste artigo busca compreender de forma metafórica          através do conto As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi          , o desenvolvimento moral das crianças e o sintoma na aprendizagem          como um produto da cultura, das configurações familiares,          do conceito de infância na contemporaneidade. Esses aspectos são          abordados sob uma ótica sócio-histórica, e suas conseqüências          no âmbito individual. Como fundamentação teórica,          analisa-se a história As Aventuras de Pinóquio, tratando          da identificação do desenvolvimento do julgamento moral          das crianças, seguindo os passos de Bettelheim (1980) e Corso e          Corso (2006) quanto à interpretação do conto. Estuda-se          a História social da infância e da família, enfatizando          a dicotomia entre os objetivos familiares e os escolares. Também          trata de como as escolas concebem a relação entre limites          e afetividade.
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