quinta-feira, 28 de julho de 2011

férias com propósito - dias 27, 28 e 29/07

As Férias com Propósitos tem como objetivo falar sobre o amor de Deus e resgatar valores, a muito esquecidos pela sociedade em que vivemos. Esses valores são Cristãos e Bíblicos.
Esse evento foi realizado pela Associação Nazarena Assistencial em parceria com a Igreja do Nazareno.
Por Miriam
A.N.A. (Associação Nazarena Assistencial)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Programa mais educação

Buscando oferecer ao aluno sua permanência na escola no contraturno, a Escola Municipal de Educação Básica Dom Daniel Hostin vem desenvolvendo o Programa Mais Educação, com as seguintes atividades:
  • Rádio Escolar;
  • Dança;
  • Letramento;
  • Matemática;
  • Dança e
  • Horta.

São oferecidos de maneira lúdica, onde as brincadeiras, jogos e passeios são muito divertidos e atrativos.

Os alunos ajudam na confecção dos materiais que facilitam o desenvolvimento do projeto, possibilitando diversificar as atividades de maneira alegre e descontraída, e assim, podemos de fato tirar a criança de áreas de risco e vulnerabilidade.

Os professores que atuam no projeto percebem que é um momento gratificante, pois podem contribuir de certa maneira para uma vida melhor a cada aluno participante.

Os Professores

Confira as fotos nas postagens anteriores.

terça-feira, 12 de julho de 2011

rádio escolar - mais educação - profº joão





letramento - mais educação - profª lu




Durante o mês de junho foram trabalhadas as lendas da história de Lages tais como:
O Boi Corneta;
Ladrão de Cincerro;
Gralha Azul e a
Serpente do Tanque.
Destacou-se entre elas a Serpente do Tanque, lenda que todos apreciam.
Confeccionamos uma Serpente com barbante, papel crepom e papel cartão.

Professora Lu

matemática - mais educação - profª raquel








ciências e horta - mais educação - profº leo


Ciências

Com o objetivo de mostrar como as folhas mortas e outras substâncias das florestas são transformadas em nutrientes, o biólogo Leoni professor de horta e ciências do projeto mais educação, passou um vídeo, que mostrou um dos responsáveis por fazer este nicho ecológico (função do ser vivo na natureza) que são os fungos. Os alunos ainda usando as lupas, um dos materiais vindos do projeto para a escola, procuraram dentro das dependências da escola Dom Daniel, fungos nos canteiros, perto das árvores, e ainda por conseqüência da curiosidade, os alunos observaram as formigas, então o professor, pediu para cada um trazer uma formiga de cada lugar, colocando-as juntas eles observaram que elas brigam, e assim o professor explicou que é um tipo de ralação desarmônica chamada competição, pois elas tem que competir por espaço e alimento para poderem sobreviver.

Horta

No projeto mais educação os alunos da escola Dom Daniel, participaram do processo de transformação dos canteiros da escola, misturando a terra com adubo, plantando e regando. Foram plantadas petúnias, que deixaram assim a escola com um visual mais agradável. As flores do gênero petúnia, foram escolhidas por serem flores de inverno e de outras estações, e se adaptam ao nosso inverno rigoroso, além das flores foi plantado um pé de araçá que no futuro frutificara, dando frutas para fazer suco e também servir de alimento para os pássaros entre outras plantas ultilizadas para paisagismo.




















Anelídios

As minhocas são seres que ajudam a deixar o solo mais macio, elas se alimentam de vegetais e outros nutrientes, suas fezes são ricas em nutrientes para as plantas, formando assim o adubo, seu corpo é formado de anéis que assim vem o nome do seu grupo anelídeos, corpo formados por anéis.

Profº Léo




segunda-feira, 11 de julho de 2011

lendo e relendo - atividade pré integral - 04 anos













































· TEMA:

CRIAR E RECRIAR

· QUEM E ONDE:

PRÉ 04 ANOS - NA QUADRA DA ESCOLA


· PROFESSOR QUE DESENVOLVEU A ATIVIDADE:

ROBERTA SANTOS SMAGA

· OBJETIVOS:

DESENVOLVER A LATERALIDADE, EQUILÍBRIO, CRIATIVIDADE E MOVIMENTO.


· DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:

FAZER UMA RODA COM OS ALUNOS, CADA UM COM UMA FOLHA DE JORNAL, COLOCAR SOB A CABEÇA, CAMINHAR BALANÇANDO OS BRAÇOS, PULAR EM CIMA DO JORNAL, COLOCAR O JORNAL EMBAIXO DO BRAÇO, PASSAR O JORNAL ENTRE AS PERNAS, NO FINAL, FAZER UMA BOLA E ARREMESSAR NUMA CESTA FEITA COM JORNAL.