terça-feira, 12 de julho de 2011

ciências e horta - mais educação - profº leo


Ciências

Com o objetivo de mostrar como as folhas mortas e outras substâncias das florestas são transformadas em nutrientes, o biólogo Leoni professor de horta e ciências do projeto mais educação, passou um vídeo, que mostrou um dos responsáveis por fazer este nicho ecológico (função do ser vivo na natureza) que são os fungos. Os alunos ainda usando as lupas, um dos materiais vindos do projeto para a escola, procuraram dentro das dependências da escola Dom Daniel, fungos nos canteiros, perto das árvores, e ainda por conseqüência da curiosidade, os alunos observaram as formigas, então o professor, pediu para cada um trazer uma formiga de cada lugar, colocando-as juntas eles observaram que elas brigam, e assim o professor explicou que é um tipo de ralação desarmônica chamada competição, pois elas tem que competir por espaço e alimento para poderem sobreviver.

Horta

No projeto mais educação os alunos da escola Dom Daniel, participaram do processo de transformação dos canteiros da escola, misturando a terra com adubo, plantando e regando. Foram plantadas petúnias, que deixaram assim a escola com um visual mais agradável. As flores do gênero petúnia, foram escolhidas por serem flores de inverno e de outras estações, e se adaptam ao nosso inverno rigoroso, além das flores foi plantado um pé de araçá que no futuro frutificara, dando frutas para fazer suco e também servir de alimento para os pássaros entre outras plantas ultilizadas para paisagismo.




















Anelídios

As minhocas são seres que ajudam a deixar o solo mais macio, elas se alimentam de vegetais e outros nutrientes, suas fezes são ricas em nutrientes para as plantas, formando assim o adubo, seu corpo é formado de anéis que assim vem o nome do seu grupo anelídeos, corpo formados por anéis.

Profº Léo




Nenhum comentário:

Postar um comentário