quinta-feira, 14 de abril de 2011

16 de abril - dia mundial da voz

A VOZ

a voz
não é palpável ao tato
não sente a luz
a voz
na tela é cor
beleza e movimento
a voz
despenha-se no eco
dissolve-se na carícia
a voz
é rouca, é trémula é forte
a voz
é onda desmaiada
a voz
não o é sem quem
sem rosto
a voz
nao se move sem valor.

a voz
da rua, dos meninos, dos velhos
a voz
é um traço melódico do nosso ser
a voz
de razão, do ciúme ou da comiseração
a voz
treme como a pedra
que resvala em atalhos que cruzamos
a voz
é o remoinho da alma
a voz
como cristal puro
que nos seres se parte.
a voz
sem ela não poderiamos ser quem somos!


A voz é uma característica humana intimamente relacionada com a necessidade do homem de se agrupar e se comunicar. Ela é produto da nossa evolução, um trabalho em conjunto do sistema nervoso, respiratório e digestivo, e de músculos, ligamentos e ossos, harmoniosamente atuando para que se possa obter uma emissão eficiente.

Nunca devemos esquecer-nos de que falamos para o outro. A comunicação, a linguagem verbal, o uso da voz, isso só tem sentido quando temos o outro e quando nos fazemos entender para este outro. A voz é um recurso importante para esse entendimento. Ela pode dizer quando estamos interessados em alguém, quando estamos cansados, quando estamos tristes, alegres, nervosos, quando acabamos de acordar, quando estamos em um ambiente ruidoso, quando estamos calmos ou quando estamos exercendo uma atividade em que a voz é o diferencial. As pregas vocais vibram muito rapidamente. Nos homens, esse número de ciclos vibratórios fica em torno de 125 vezes em 1 segundo. Na mulher, que tem voz, geralmente, mais aguda, o número aumenta para 250 vezes por segundo. A essa característica damos o nome de freqüência. Vale recordar que as pregas vocais do homem têm mais massa e são menos esticadas que as da mulher (como no violão, as cordas mais esticadas são mais agudas e vibram mais que as cordas mais graves. Daí, inclusive, que vem a expressão "pregas vocais").

Como a VOZ é o principal meio de comunicação na realização de nossas atividades enquanto docentes, precisamos ter alguns cuidados com ela. Vejamos:
  • DEVE-SE BEBER, EM MÉDIA DOIS (2) LITROS DE ÁGUA POR DIA, de preferência em temperatura ambiente.

  • DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico.

  • EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA.

  • EVITAR BEBIDAS ALCOOLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.

  • EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las

  • NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.
  • EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.

  • EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

  • PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe

  • PROCURE INGERIR SUCOS E FRUTAS CÍTRICAS

  • PROCURE ESTAR VESTIDO (A) O MAIS CONFORTÁVEL POSSÍVEL, para que o seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório, nem mau postura.

  • DURANTE A FONAÇÃO, MANTENHA A CABEÇA RETA, UMA POSTURA ERETA COM OS DOIS PÉS APOIADOS NO CHÃO, pois assim permite a passagem do ar sem dificuldades e o diafragma trabalha melhor.

  • ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

  • Se a disfonia (rouquidão) persistir por mais de 15 dias, procure um fonoaudiólogo

Sites pesquisados:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voz_humana
http://www.fonoaudiologia.com/trabalhos/estudantes/estudante-005.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário