quarta-feira, 1 de setembro de 2010

08 de setembro - dia da alfabetização

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

Identificar corretamente as hipóteses de escrita dos alunos é fundamental para um bom planejamento das atividades e para a formação de grupos produtivos

Tudo sobre Alfabetização

As crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece. Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica. Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras. Identificar as hipóteses de escrita de cada aluno é condição primordial para planejar as atividades adequadas e, principalmente, os agrupamentos produtivos na turma.

Avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos.


Leia mais em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/teste-interpretacao-hipoteses-escrita-alfabetizacao-550945.shtml


Um pouco mais sobre:

Níveis de escrita, segundo a Psicogênese da Língua Escrita:

Escrita PRÉ-SILÁBICA: o alfabetizando não compreende a natureza do nosso sistema alfabético, no qual a grafia representa os sons, e não as ideias, como nos sistemas ideográficos (como por exemplo na escrita chinesa)

Escrita SILÁBICA: a criança supõe que a escrita representa a fala. É a fase que se inicia o processo de fonetização; nesta fase, ela tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras. Cada sílaba é representada por uma letra com ou sem conotação sonora.

Escrita SILÁBICA-ALFABÉTICA: a criança apresenta uma escrita com algumas vezes sílabas completas e outras incompletas.

Escrita ALFABÉTICA: a criança faz a correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras). Ela atinge a compreensão de que as letras se articulam para formar palavras.



Obs.: Temos textos informativos sobre as hipóteses de escrita.
Prof Fabiana

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