segunda-feira, 17 de maio de 2010

de 17 a 21 de maio - semana de história e geografia

Esta semana estaremos trabalhando no Laboratório de Informática - PROJETO EXPLORER/10 anos, conteúdos de História e Geografia juntamente com a Profª Cleuci e os alunos do 6º ao 9º ano.

6º ano - Os Homens do Paleolíticos
  • Idade da Pedra Lascada;
  • Vida nômade;
  • Economia recoletora e de caça;
  • Domínio do fogo;
  • Arte rupestre ou parietal e móvel;
Homens do Neolítico
  • Idade da Pedra Polida;
  • Vida Sedentária;
  • Eonomia de produção, artesanato, agricultura e domesticação;
  • Divisão do trabalho;
  • Diferenciação social;
  • Primeiros aldeamentos;
Slide 24

7º ano - Atividades de pesquisa sobre fronteira e limite.

8º ano - Guerra dos Mascates: Pesquisa e vídeo



9º ano - Globalização e a Formação dos Blocos Econômicos - União Européia

http://www.minerva.uevora.pt/itic/1998_1999/europa/

Com este site poderás conhecer um pouco mais a União Europeia (UE). Ficarás a saber como surgiu, os países que a constituem e a sua bandeira. Farás uma longa viagem pelos territórios dos países da UE, conhecerás cada bandeira, população, economia, a organização política.



A União Européia iniciou-se após a 2ª guerra Mundial. O nosso continente necessitava de paz e de uma urgente reconstrução. Em 1950 , Jean Monnet propõe ao seu amigo Robert Schuman, então ministro francês dos negócios estrangeiros, a criação de uma entidade que gerisse em comum a produção franco-alemã do aço e do carvão. Assim a rivalidade entre dois países, teria mais dificuldade em exprimir-se.

Foi então no dia 9 de Maio (Dia da Europa) de 1950, que a França propôs à Alemanha e a mais quatro países europeus, a criação dessa entidade: assim nasceu CECA (Comunidade Européia do Carvão e do Aço) em 1952.

Em 1958, surge a CEE - Comunidade Econômica Européia - e a CEEA - Comunidade Européia da Energia Atômica.

Em 1973 aderiram à CEE, o Reino Unido, a Dinamarca e a Irlanda. Em 1981 aderiu a Grécia, Portugal e a Espanha em Janeiro de 1986. Pouco depois em 1987, entrava em vigor o Ato Único Europeu, no qual se previa a realização do mercado interno até 31 de Dezembro de 1992.

O "célebre" Tratado da União Européia (ou de Maastricht) entrou em vigor em Janeiro de 1994 e com ele a Comunidade Européia passou a ser uma União.

Em 1995, aderiram a Áustria, a Finlândia e a Suécia. 1996 é o ano do início da Conferência Intergovernamental para revisão do Tratado.

E finalmente no ano 2000 a criação da União Econômica e Monetária, com a moeda única em destaque e a possibilidade de alargamento a novos países, em especial os do Leste europeu.

A Europa pode-se considerar como um mar com horizontes, a prometer um Mundo em paz e bem-estar para todos. Apesar das diferenças nas culturas, nas tradições e nas experiências, partilham a mesma vontade de viver em paz, de melhorar as condições de vida e de trabalho e de contribuir para criar um mundo mais justo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário