Profº Daniel - Marinho
Diálogo e a Matemática
Objetivo: Promover a interação entre os participantes da respectiva atividade, relacionando a matemática com o tema Diálogo e desenvolver o poder crítico dos alunos sobre situações circundadas no nosso cotidiano.
Observe a história em quadrinhos abaixo:
Responda as questões abaixo:
1) Você achou correta a atitude do ilusionista em transformar tudo ao seu redor em curvas?Justifique sua resposta.
R.:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
2) Um dos objetivos do diálogo é a comunicação que leva a interação e a opinião. Desta forma, o ilusionista na história em quadrinhos promoveu algum diálogo? É importante saber a opinião dos outros principalmente de pessoas mais velhas como: pai, mãe, avós e professores?
R.:_______________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) O ilusionista por ser individualista transformou o mundo em curvas, porém, ele fez algo que não mediu as conseqüências. Escreva abaixo o que aconteceu com a decisão individualista do ilusionista.
R.:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Aproveitando a questão 3, o que você tira de conclusão sobre a história em quadrinhos?
R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
5) Alguns conteúdos matemáticos foram trabalhados na história em quadrinhos como: retas, curvas, ângulos retos, quadrados. Esses conteúdos estão relacionados à qual parte da matemática? Assinale a alternativa correta.
a) Aritmética
b) Equações
c) Geometria
d) Álgebra
6) O ilusionista se deu conta no final da história que fez algo ruim, transformando as coisas ao seu redor em curvas, os seres humanos foram transformados em blocos retangulares. Para desfazer o que ele fez você terá um grande desafio, resolvendo o desafio abaixo corretamente, tudo o que foi feito pelo ilusionista irá voltar ao normal, então, mexa-se enquanto a tempo.
Obs.: você terá apenas 10 minutos para responder.
Desafio:
Na bilheteria do cinema há um cartaz com o preço dos ingressos.
Para uma sessão, foi vendida uma quantidade x de ingressos para adultos e uma quantidade y de ingressos para crianças.
a) Que expressão algébrica representa o total arrecadado para essa sessão?
R:__________________________________________________________________________
b) Quantos reais foram arrecadados nessa sessão se x = 95 e y = 210?
R:__________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário