sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ética, Moral e cidadania


Profº Daniel - Marinho

Diálogo e a Matemática

Objetivo: Promover a interação entre os participantes da respectiva atividade, relacionando a matemática com o tema Diálogo e desenvolver o poder crítico dos alunos sobre situações circundadas no nosso cotidiano.

Critérios: Serão avaliados os alunos pela participação e interesse no desenvolvimento da atividade.

Observe a história em quadrinhos abaixo:

Responda as questões abaixo:

1) Você achou correta a atitude do ilusionista em transformar tudo ao seu redor em curvas?Justifique sua resposta.

R.:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________

2) Um dos objetivos do diálogo é a comunicação que leva a interação e a opinião. Desta forma, o ilusionista na história em quadrinhos promoveu algum diálogo? É importante saber a opinião dos outros principalmente de pessoas mais velhas como: pai, mãe, avós e professores?

R.:_______________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) O ilusionista por ser individualista transformou o mundo em curvas, porém, ele fez algo que não mediu as conseqüências. Escreva abaixo o que aconteceu com a decisão individualista do ilusionista.

R.:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Aproveitando a questão 3, o que você tira de conclusão sobre a história em quadrinhos?

R.:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

5) Alguns conteúdos matemáticos foram trabalhados na história em quadrinhos como: retas, curvas, ângulos retos, quadrados. Esses conteúdos estão relacionados à qual parte da matemática? Assinale a alternativa correta.

a) Aritmética

b) Equações

c) Geometria

d) Álgebra

6) O ilusionista se deu conta no final da história que fez algo ruim, transformando as coisas ao seu redor em curvas, os seres humanos foram transformados em blocos retangulares. Para desfazer o que ele fez você terá um grande desafio, resolvendo o desafio abaixo corretamente, tudo o que foi feito pelo ilusionista irá voltar ao normal, então, mexa-se enquanto a tempo.

Obs.: você terá apenas 10 minutos para responder.

Desafio:

Na bilheteria do cinema há um cartaz com o preço dos ingressos.


Para uma sessão, foi vendida uma quantidade x de ingressos para adultos e uma quantidade y de ingressos para crianças.

a) Que expressão algébrica representa o total arrecadado para essa sessão?

R:__________________________________________________________________________

b) Quantos reais foram arrecadados nessa sessão se x = 95 e y = 210?

R:__________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário