sexta-feira, 22 de junho de 2012

SÃO JOÃO



O Dia de São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como "Santo festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas e comemorações, cheias de danças. Alguns símbolos muito conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão e outros. O São João é uma das principais figuras das festas juninas.
O Dia de São João também possui várias comida típicas, como rapaduras, amendoim, bolo de milho, e estão sempre presente nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece na maioria das cidades grandes.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Informações sobre a Gripe H1N1

 Pensando na prevenção, no início da semana,aconteceu um momento informativo sobre a Gripe A, aos educandos da EMEB e também do CEIM.A Gestora Simone, conversou com as turmas, sobre os cuidados que devemos ter neste momento, com a higiene, ao tossir, espirrar...
Aconteceram durante o dia vários momentos, pois, para evitar aglomeração de pessoas, juntou-se apenas duas turmas por vez. Foram passados ainda, vídeos sobre o assunto.


 



Visita a Pousada do SESC

PASSEIO POUSADA SESC

Nos dias 30 de maio e 13 de junho os alunos do  Programa Mais Educação e 1° ano da EMEB Dom Daniel foram ao SESC pousada rural, onde efetuaram uma trilha ecológica, para entender como preservar a natureza. Junto com a educação ambiental apreenderam também sobre a higiene, a poupar a água, conheceram alguns vegetais e aves da região, puderam visualizar o xaxim, casa do pica-pau, a casa do serelepe (esquilo), o jacu, espécie de ave que é nativa da região.Aprenderam sobre a preservar a encosta dos rios e puderam entrar em contato com animais do campo, poney, cavalo e ovelha, além de alguns terem a oportunidade de um passeio a charrete, e ainda aproveitaram para brincar no parque.


CHEGADA DO INVERNO

                                     
                                                                                      
                                         Início do Inverno - 21 DE JUNHO


Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; conseqüentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão. 

O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro. A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul. Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores. 

No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas. As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova. 

O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.

domingo, 17 de junho de 2012

Prevenção


Pelos Caminhos da Dança

Profª Eva - Dança
Turmas do Programa Mais Educação

Objetivos: Proporcionar aos alunos que a dança está se desenvolvendo em vários aspectos até mesmo em jornais, revista, livros e etc.
Desenvolvimento da Atividade: Desenvolveu-se com o jornal lendo e relendo, com a reportagem dos talentos em destaque que falava sobre a música.  Fiz uma questão com os alunos, em que eles relacionavam a dança com a música e podemos observar que tinha muitos aspectos iguais e foi interessante, gostaram muito trabalhar com o jornal.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

VISITA AO COLÉGIO BOM JESUS

Os alunos do 2º e 3º anos,estiveram visitando o Colégio Bom Jesus,numa programação realizada pelo Projeto Lendo e Relendo, do Jornal Correio Lageano.
Nesta visita estiveram juntos,Profª Rita Margarete, do 2º ano,Profº Dutra de Esportes e Profª Luciane,de Explorer e a Assistente Pedagógica do Lendo e Relendo Bárbara Zanoni.Fomos recepcionados pelo Profº Gustavo, de Judô.
O Profº Gustavo mostrou as dependências do Colégio, Sala de judô, biblioteca,sala de informática, parque..e os alunos ainda tiveram a oportunidade de participar da aula de voleibol com as turmas de 5º e 6º anos, onde foram muito bem acolhidos pelas alunas.
E encerrando essa bela visita, saborearam um delicioso lanche oferecido pelo colégio.




Tema: Trabalhando com o Jornal
Quem: 4º ano
Onde: EMEB Dom Daniel
Prof. Dilvana de Lurdes Genatta

Objetivos: Reconhecer o jornal como uma ferramenta de comunicação,informação no ambiente escolar, oportunizando assim a oralidade dos educandos
contribuindo no processo cognitivo dos mesmos. Ampliando assim seu vocabulário e seu repertório de argumentações.
Oportunizar o interesse pela leitura.

Desenvolvimento:
Levar alguns exemplares do jornal para sala de aula.
Deixar  que os educandos folheiem para localizar uma reportagem que lhe chame a atenção. Fazer a leitura, escrever no caderno o nome da notícia ou reportagem.
Fazer seu comentário.
Ler o título da notícia que escolheu e expor sua opiniãp para o grande grupo.

Segue  o resumo principal desta notícia.

Notícia: VARIAS OBRAS PODEM PARAR EM LAGES, EM FUNÇAÕ DAS ELEIÇÕES

opinião: Esta noticia nos fala que devido as eleições a nossa ciadae perde em determinadas obras, que não podem ser feitas por receberem recursos do Governo Estadual, já que é um ano de eleições.   
  Aluna: Daniele da Rosa

Notícia: AEROPORTO PODE OPERAR EM JUNHO
Opinião: Uma notícia boa para nossa cidade, o nosso aroporto depois de receber uma infra estrutura adequada, começa a operar em junho oferecendo um melhor tráfego aéreo.   
    Aluna: Larissa C. Silva

 

   

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O Fantástico Mundo do Sítio do Picapau Amarelo

Professoras: Irene Medeiros Batista - 3º ano
                    Rita Margarete R. Scheuermann - 2º ano




Objetivo: Incentivar o gosto pela leitura; conhecer oautor através de sua biografia; conhecer o Sítio e suas personagens; interagir e socializar nas atividades em grupo.

Desnvolvimento:Após trabalharem a história do Sítio, suas personagens e seu criador, partiu-se para várias atividades:
 * Álbum com as personagens do Sítio e suas características;
 *Fantoches de palito;
 *Cópia das personagens sobre carbono e papel camurça preto;
 *Sessão pipoca com filmes da Série Emília, no data show da escola;
 *Músicas do Sítio;
 *Peruca da Emília com papel crepon para as meninas;
 *Cartola do Visconde com E.V.A para os meninos;
 *Jornal do Picapau = em pequenos grupos, as turmas examinaram um exemplar do Correio Lageano;
      -Observaram os cadernosexistentes;
      -Como é feito para chamar a atenção do leitor para algum tópico(manchete);
      -Que tipo de letra é usado;
      -Que seções gostaram mais.
 Após o estudo do jornal, cada grupo ficouresponsável por elaborar um anúncio ou reportagem.

O grupo 1, fez um artigo sobre o time do sítio com os jogadores personagens e publicou na seção de esportes;
O grupo 2, fez um artigo sobre os recursos naturais e o desenvolvimento de métodos alternativos de economia e publicou na seção de economia;
O grupo 3, fez a previsão dotempo no Sítio e publicou na seção de meteorologia;
O grupo 4, fez o horóscopo dos personagens para o jornal;
Por fim o grupo5, fez um artigo sobre a administração do Sítio e publicou na seção política.
Feitos os artigos e as devidas alterações em grupos,montou-se o jornal Picapau, tirou-se cópias para cada aluno.Cada grupo assino o artigo.
" Foi uma atividade muito prazerosa e produtiva, pois os alunos sentiram-se verdadeiros redatores".





domingo, 10 de junho de 2012

TALENTO DA NOSSA ESCOLA

No dia 06 de junho, foi publicado na edição do Lendo e Relendo,
o talento do Sr. Lindomar,colaborador da nossa escola.
Parabéns!

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Festa Nacional do Pinhão

A FESTA NACIONAL DO PINHÃO, acontece na cidade de LAGES, no estado de SANTA CATARINA.
A primeira edição ocorreu na década de 80, como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes típicos de costaneiras cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros.
Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entreveiro, quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações nativistas, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).
Com o tempo, a Festa do Pinhão se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 350 mil pessoas, a maioria turistas brasileiros e extrangeiros. Dos países do Mercosul, a predominância é de argentinos.
Hoje é considerada a maior festa tradicionalista do Brasil e movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense. A Comissão Central Organizadora, juntamente com iniciativa privada e a comunidade, iniciam seus trabalhos vários meses antes de cada edição.
O símbolo da festa é a Gralha Azul - ave responsável pela reprodução natural da araucária angustifolia, espécie de conífera que produz o pinhão - ao se alimentar de sua semente, assim como outras espécies da fauna regional. A ave costuma armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrar superficialmente a semente em locais ermos dos campos, disseminando dessa forma o pinheiro brasileiro.

A Gralha-azul é a ave símbolo da Festa
                                                                  
Araucária, a fornecedora do pinhão
 
 

Índice

 [esconder

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


FESTA DO PINHÃO

PROFESSORA: SILMARA PASSOS

TURMA: MATERNAL II

OBJETIVOS: Trabalhar a Festa do Pinhão, A cultura da nossa Cidade, A lenda da Gralha Azul, Apresentar a cor azul.
DESENVOLVIMENTO:  Buscando criar o hábito da "leitura do jornal" pelos pequenos, a Professora Silmara, mostrou-lhes e deixou que os mesmos manuzeassem , a programação da festa do pinhão.
A partir dali, falou-se sobre a festa, a lenda da gralha, e que a gralha com roupinha é um mascote.
Usando: balão azul; papel colorido; barbante e cola, A Professora confeccionou para os pequenos, a ave gralha azul, e pinhão que foi colado no bico da ave.
Dá para sentir a alegria das crianças, tanto "lendo" a programação, quanto tendo em suas mãos a ave que eles ajudaram a confeccionar.








CRIANDO ARTE


PROFESSORA: LUCIANE VALÉRIA ANDRADE

TEMA: HENRY MATISSE "OBRAS"

OBJETIVOS: Perceber questões sobre contextualizaçãode uma de suas obras e as características do artista na representação da figura.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Através de uma conversa informal, a professora relatou cada obra do pintor Henry Matisse,
e ressaltou que Matisse foi um mestre da obra moderna.Seus trabalhos, foram influenciados pela arte primitiva africana, que simplifica as formas e usa cores fortes, como
consta nas fotos em anexos.
( A feirinha) ressaltando as frutas.
Usando caixas de leite, papel colorido na cor laranja,palito de churrasco, papel microondulado, massinha de modelar... Os educandos fizeram um releitura, da obra de Henry Matisse.




CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


 Prof. Solange Pereira
 Turma: 4º Ano
Objetivos:Conscientizar os alunos que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas
são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício.

DESENVOLVIMENTO: Ao implantar um projeto de educação para o ambiente, estaremos facilitando aos alunos e à população, uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e de seu papel crítico como cidadão de um país e de um planeta.Foi desenvolvido assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias  e as suas consequências no meio ambiente em que vivem.
No trabalho desenvolvido em sala,houve participação dos alunos na pesquisa, escrita nos cartazes, colagem de gravuras, um verdadeiro trabalho em equipe.
 

 




 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

OS CINCO SENTIDOS, NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TURMA:Maternal I
PROFs.: Taise Apª R. de Carvalho
               Simone Carvalho
Objetivo:Trabalhar os cinco sentidos através do lúdico, ou seja de uma forma prazerosa para as crianças.
As atividades foram feitas com sucatas, onde cada um dos sentidos, foi feito um brinquedo,
para representá-lo.

VISÃO:Foi feito um binóculos,com rolinho de papel higiênico, onde as crianças pintaram com tinta guache,e depois de pronto, fomos para o pátio vizualizar as formigas...


AUDIÇÃO: Confeccionou-se dois chocalhos, um que emite som, nesse foi colocado macarrão dentro do rolo de papel higiênico.E no outro que não emite som.

OLFATO: Usando sabonete, onde cobriram com tecido T.N.T., fizeram um peixinho.Nesta atividade a Prof.Taise, contou uma histórinha: O PEIXINHO CHEIROSO.
As crianças levarão para casa, para colocarem enter suas roupinhas.
Ah! Que cheirinho gostoso!

PALADAR: Experimentaram vários sabores e também temperaturas diferentes.

TATO: Fizeram uma caixinha ,com várias texturas.





 Cada um dos cinco sentidos, foram apresentados às crianças brincando.
Como encerramento desse trabalho,foram convidadas as demais turmas,e funcionários da escola para apreciar esse belo trabalho.




Todos os brinquedos foram levados para casa, na SACOLA DOS SENTIDOS.