21 de setembro
O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.
Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005 em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Em Lages, foram convidadas as Unidades Escolares,em parceria com o Programa Psicossocial do Projeto "Inclusão e Discussão,Lages em Ação", para realizarem atividades de conscientização nesse dia. EMEB e CEIM estiveram em uma só ação "Respeito as Diferenças".
Professora: Eva Caroline Reis - Dança
Proposta: "Sentir para Dançar"
Objetivo:Contribuir de maneira significativa para a inclusão da dança na vida de pessoas com deficiência visual, estimulando suas capacidades e potencialidades para o favorecimento de uma melhor consciência corporal, aumentando sua autonomia.
PROFESSORA: EUNICE T. M. SUPPI - 5º ANO
Objetivos
Trazer a conhecimento instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais.
Promover discussões sobre as características físicas e culturais de cada criança, através de textos e o trabalho com libras.
TRABALHANDO A INCLUSÃO
PROFESSORAS: DAYANE E FRANCIELE – PRÉ I
Objetivo
Levar as crianças a observarem algumas das dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam no dia a dia através de aulas práticas envolvendo os cincos sentidos, principalmente sendo: andar num pé só, andar com os olhos vendados e manipular objetos para tentar descobrir o que é, se comunicar com a linguagem de sinais, pintar ou recortar com os olhos vendados, respeitando e colhendo o outro como ele é.
UM AMIGO MUITO ESPECIAL (autor desconhecido)
PROFESSORAS: Deisy, Irene, kelen (auxiliar)
Maternal I e II
Foi contada uma história com fantoches sobre um menino cego, que por ele portar esta necessidade ele não tinha habilidade para fazer as coisas normais principalmente as atividades da escola, e todos os amigos riam dele e ele ficava muito triste.
Então ele encontrou um amiguinho que sabendo do seu problema começou ajudar, e com sua ajuda ele começou a fazer as coisas melhor e todo mundo ajudou ele e assim ele teve muitos amigos e ele ficou muito feliz. Assim ele viu que a necessidade que ele tinha com a ajuda de seus amigos ele conseguiria fazer qualquer coisa.
O objetivo desta história é mostrar para as crianças que temos que ajudar as pessoas portadoras de deficiência ou não, que temos que sempre compreender suas dificuldades e ajuda-los. Que a amizade verdadeira não vem da aparência mais do sentimento.
DIA DA INCLUSÃO
PROFESSORA: Solange da Silva Pereira – 4º ano
Objetivo
Buscar interações prévias das deficiências mais comuns no meio em que vivemos.
Metodologia
Ao processo gradativo das atividades, iremos falar do dia inclusão, produzir desenhos colocando-os em situações em que o educando sinta-se no outro lado (de normal à deficiente).
Nem Especial, nem regular, nem pra deficientes... Apenas educação porque chegará o dia que a educação será uma coisa só.
(Autor desconhecido)
Professoras: Ketlin e Camila – Berçário I
Lisiane e Larissa – Berçário II
No dia 21 de setembro é o dia da inclusão, e para trabalharmos com as crianças dos Berçários I e II resolvemos fazer um tapete com textura, sendo que usamos vários tipos de materiais como: feijão, lixa, sagu, algodão, esponja, areia, quirera, etc. Montamos o tapete, colocamos no chão, e em seguida colocamos as crianças em cima do mesmo e passaram os pés e mãos, foi uma experiência muito gratificante, pois as crianças tinham a ânsia de pegar os objetos que estavam pisando.
Trabalhamos então, coordenação motora, trabalhando com membros inferiores – pernas, pés para ajudar a sensibilidade da criança.
DIA DA INCLUSÃO
PROFESSORA: Luciane Valéria Andrade
Programa Mais Educação
No dia vinte e um de setembro de dois mil e doze das 13:00hs às 14:30hs estiveram presente os alunos do Mais Educação para assistir um filme – “Como treinar seu dragão”, que tem como objetivo ver o educando se colocar no outro lado (de normal a diferente), interpretando a realidade de que todos estamos sujeitos a mudança e ter como finalidade aceitar o outro. Possibilitando os educandos o conhecimento de diferentes experiências de vida.
PROFª Luciane Berteli da Silva Pereira
Aula: Explorer
Objetivo: Desenvolver no estudante a consciência do respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Desenvolvimento: Utilizando o laboratório de informática, os estudantes pesquisaram vídeos, de pessoas portadoras de necessidades especiais. Houve uma roda de conversa a respeito dos vídeos assistidos.