quarta-feira, 25 de maio de 2011

dia da família na escola e dia do desafio








A exposição feita na biblioteca é referente ao Projeto Mais Educação de Matemática - Profª Raquel, expondo trabalhos para o Dia da Família na Escola

  • Trabalhos realizados com ludicidade;
  • jogos matemáticos que despertam a curiosidade e atenção;

Dia do Desafio


No dia 25 de maio de 2011 tivemos o dia do desafio.
A EMEB dom Daniel Hostin e o CEIM do Bairro Dom Daniel também estiveram participando desta competição saudável, servindo de alerta a prática habitual da atividade física.

Confira as fotos:

quarta-feira, 11 de maio de 2011

lendo e relendo - com a palavra

Confira a matéria publicada na edição de hoje do Jornal Correio Lageano, Lendo e Relendo - Com a Palavra



CRIANÇAS ADOLESCENTES

Cuidados que Precisamos Ter

Profª Fabiana Rodrigues


Atualmente, a Internet está presente no cotidiano da maioria das pessoas, seja pelo acesso através do celular, seja pela internet com acesso discado, por banda larga, via rádio, internet sem fio, através de LAN house, e ainda, pelo acesso crescente nas escolas, onde ocorre através de recursos próprios, ou ainda através do Programa Banda Larga nas Escolas, do Governo Federal, o que possibilita aos alunos de escolas públicas que não possuem computador, a iniciação digital.

Vejo a internet como uma ferramenta importantíssima na aquisição do conhecimento, auxiliando o professor mediador no processo de ensino aprendizagem, levando os alunos a desenvolverem sua espontaneidade, criatividade e o interesse por todas as disciplinas, mesmo aquelas que não são tão “apreciadas” pelos mesmos.

Porém, a internet nos oferece um conjunto infinito de informações, onde, se faz necessário ressaltar o cuidado que a família e a escola devem ter quando crianças e adolescentes estão na internet, principalmente quando realizam esta atividade sem a presença de seus pais ou professores, ou seja, sem a presença de um adulto que possa estar mediando este acesso, pois com poucos cliques, ou ainda, digitando palavras comuns em sites de pesquisa, se abre um leque enorme de informações de todos os tipos e intencionalidades.

Todo este cuidado se deve pelo fato de nossas crianças e adolescentes estarem desprotegidos, suscetíveis a sofrerem com os tão comentados “crimes cibernéticos”, onde podemos citar a violência online, a pedofilia, a pornografia, o cyberbullying, prática que envolve o uso de tecnologias para dar apoio a comportamentos deliberados, praticados com a intenção de prejudicar, constranger alguém, tornando a vítima alvo de ridicularização quando acontece em público, como em fóruns e sites de relacionamento, sendo estes de fácil acesso.

De acordo com estudos realizados,


o cyberbullying é um tipo de bullying melhorado. É a prática realizada através da internet que busca humilhar e ridicularizar os alunos, pessoas desconhecidas e também professores perante a sociedade virtual. Apesar de ser praticado de forma virtual, o cyberbullying tem preocupado pais e professores, pois através da internet os insultos se multiplicam rapidamente e ainda contribuem para contaminar outras pessoas que conhecem a vítima. (www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm)


Nossas crianças e adolescentes não possuem conhecimento necessário, experiências de vida, para discernir o que é certo do errado num mundo cada vez mais virtual.

Temos então, mais uma responsabilidade, da qual não podemos nos omitir quando o assunto é internet, nós professores e familiares devemos estar sempre conversando com nossas crianças e adolescentes, os aconselhando a não conversarem com estranhos, a não fornecer dados pessoais como endereço, número de telefone, local em que estudam, local de trabalho dos pais, enfim, não repassar informações pessoais em hipótese alguma.

Dicas de prevenção em casa e na escola:

  • Evitar que o computador fique no quarto, ele deve estar em uma área visível por todos;
  • Os pais devem sempre conferir o histórico de sites visitados, principalmente quando este acesso acontece sem a presença de um adulto;
  • Os professores devem estar sempre atentos ao que seus alunos estão fazendo durante as atividades, pois eles são cada vez mais espertos, podendo minimizar determinadas janelas ao notarem a aproximação do professor;
  • Manter um diálogo aberto com seus filhos e alunos, para que, se algo de errado acontecer, as crianças e adolescentes tenham liberdade de conversar com seus pais e professores sobre o fato ocorrido, onde podemos alertá-los e protegê-los de pessoas mal intencionadas;
  • Apresente a seus filhos e alunos, sites interessantes, construam uma lista juntos, mostre as coisas boas da internet, mas também alerte para os perigos que ela oferece;
  • Defina regras e as coloque em prática, como horário e tempo de utilização, pois nossas crianças e adolescentes precisam se relacionar com seus pares, com sua família, devem ter outras atividades diárias de lazer;
  • Instalar programas que bloqueiam a entrada em sites pré-determinados, filtrando os conteúdos;
  • Familiarize-se com os hábitos de utilização da internet de seus filhos e alunos;

Se as crianças e adolescentes se sentirem protegidos por nós - família e escola - seremos os primeiros a quem eles recorrerão quando se encontrarem em situações perigosas. Vamos utilizar a internet com sabedoria, vamos ensinar as nossas crianças e adolescentes a utilizar a internet com bom senso, aproveitando tudo o que há de maravilhoso neste mundo virtual, riquíssimo e cada vez mais fascinante.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://www.brasilescola.com/sociologia/cyberbullying.htm Acessado em 02 de maio 2011.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

mais educação - lazer

Os alunos que participam do Projeto Mais Educação, no período matutino, acompanhados pelas professoras das oficinas de:

  • Letramento - Português - Profª Lucilene e
  • Ciências/Horta - Profª Claudia
Realizaram um passeio ao Educa Parque no dia 04/05.

Foi um momento de diversão e alegria para todos, sendo que fomos bem recebidos pelas professoras que nos aguardavam no local.

Gostaríamos de agradecer as Professoras Adriana, Nani, Roseane, Daniele e Tatiane por nos receberem tão gentilmente.

Confira as fotos:


mais educação - jardinagem e horta


Os alunos participantes do Projeto Mais Educação, através das atividades de jardinagem e horta, juntamente com a Profª Claudia Rossana, estão promovendo a sadia convivência de preparar o jardim da escola através do plantio de flores e plantas.

Estas ações promovem o espírito cooperativo de trabalhar em equipe, e de modo geral, o contato com a natureza, terra, plantas e o seu equilíbrio.

Confira as fotos:






sexta-feira, 6 de maio de 2011

08 de maio - dia das mães


Queridas Mães

Convidamos as senhoras para participarem conosco de uma singela homenagem em comemoração ao Dia das Mães, no mesmo horário de aula de seu filho.


Dia: 06/05/2011 - às 11h e às 16h.

Sua presença é fundamental para nós!
Estaremos lhes esperando!

Toda a equipe de funcionários da EMEB Dom Daniel Hostin e CEIM do Bairro Dom Daniel

Confira as fotos:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

autorretrato



Atividade Realizada:

Profª Libera Simone - 5º ano

Baseados no trabalho de Paul Klee, Van Gogh e Rembrandt, onde foi feito a interpretação das obras desses artistas, a aula de Arte foi muito produtiva, onde os alunos reproduziram seu autorretrato.

Confira as fotos:






dia nacional das comunicações

No dia 05 de maio é comemorado o dia das comunicações, data de nascimento de Marechal Rondon, responsável pela instalação de mais de dois mil quilômetros de linhas telegráficas em nosso país.

Comunicar é o ato de trocar conhecimentos, divulgar uma ideia, notícia ou informação, tornando outras pessoas cientes de um determinado assunto.

Para que aconteça a comunicação, é preciso que existam três elementos essenciais: um emissor, um receptor e a mensagem a ser transmitida. Durante a conversa as pessoas trocam os papéis, passam de emissores para receptores o tempo todo.

Um dos elementos principais para a comunicação foi a invenção de Gran Bell, o telefone. Antes dele, as pessoas enviavam mensagens através de cartas ou de mensageiros, essas demoravam muito para chegar.

Os avanços tecnológicos facilitaram muito a vida moderna e têm auxiliado na transmissão das informações, onde as mesmas acontecem de forma mais rápida e eficiente. Hoje em dia, além da comunicação pessoal, podemos nos comunicar por bip, celular, pager, e-mail, recursos de comunicação eletrônica. Os sites de conversas possibilitam que as pessoas se comuniquem de qualquer lugar do mundo, no mesmo momento. Não podemos esquecer a importância dos jornais e revistas, que também levam informação às pessoas. (Disponóvel em http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-internacional-comunicacoes.htm)

________



O Rádio

É um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.

Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e d

a antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante. (Fonte: Wikipédia)


No Projeto Mais Educação, temos a Oficina Rádio, que acontece toda terça-feira sob a mediação do Profº João Daniel.

Confira as fotos da atividade realizada ontem:







segunda-feira, 2 de maio de 2011

lendo e relendo - atividade da semana

Esta atividade foi realizada pela Profª Fabiana - Lab. de Informática - juntamente com a Profª Libera Simone e os alunos do 5º ano.

Pesquisa:O que eles pensam?

Na aula de Informática do 5º ano, trabalhamos sobre o Jornal Correio Lageano. Cada aluno ganhou o Jornal completo do dia 27/04/2011, já que neste dia também está presente o encarte do Lendo e Relendo.
Esta turminha, bem como as demais, adoram trabalhar com o Jornal Correio Lageano e fazem a festa quando recebem o encarte do Lendo e Relendo.
Propomos então, que eles fizessem uma pesquisa na comunidade.

Repassamos os seguintes passos aos alunos:

  • A escolha do entrevistado fica a critério de cada aluno - pais, familiares, vizinhos, pessoas da comunidade em geral;
  • O aluno deverá explicar ao entrevistado como acontece o projeto Lendo e Relendo, como as atividades são desenvolvidas nas escolas, enviadas até o Instituto José Paschoal Baggio, onde são escolhidas e editadas, formando então o encarte do Lendo e Relendo.
  • Após esta abordagem inicial, o aluno deverá perguntar ao entrevistado qual é a sua opinião a respeito do Projeto Lendo e Relendo. As perguntas também poderão ser direcionadas às atividades publicadas.
  • O aluno ou o próprio entrevistado, fará o registro desta entrevista, sendo que o mesmo deverá ser entregue à Profª Faby para que faça o registro em nosso Blog.
  • O registro da entrevista deverá conter:
  1. Nome do aluno;
  2. Nome da pessoa entrevistada(apenas para fins de registro);
  3. Pergunta e resposta;
Confira agora, algumas das entrevistas realizadas:


Aluna - Clara Tainara Rodrigues da Silva

Pergunta:

O que você acha do Lendo e Relendo?

Resposta dos entrevistados:
  • Eu achei muito legal!
  • Eu achei super legal porque ele influencia os alunos.
  • Muito bom!
_______

Aluna - Grasiele Motta de Liz
Pergunta:

Qual a sua opinião sobre as matéria publicadas?

Resposta do entrevistado:
  • Minha opinião é que sempre deve ser observado o comportamento infantil, para que possa ser identificado possíveis problemas ou dificuldades no início, para tentar evitar algo mais constrangedor.
  • A parte lógica é muito interessante e divertida.
_______

Aluna - Suelen Bradella Kuster
Pergunta:
O que você acha sobre o Lendo e Relendo?

Resposta do entrevistado:
  • Eu acho muito bom, porque fala sobre muitas coisas interessantes como Bullying, sobre as escolas, sobre os trabalhos.
_______

Aluna - Karine dos Santos Moraes
Pergunta:
O que você acha sobre o Lendo e Relendo?

Resposta do Entrevistado:
  • Achei muito interessante, porque fala sobre questões intertessante. Fala sobre o bullying, que não devemos colocar apelidos, nem xingar os colegas, e sim, respeitar os colegas e todas as pessoas que vivem ao nosso redor.
Gostei também porque fala sobre Paternidade responsável muitos outros assuntos importantes. Bom, o importante é que devemos aprender cada dia mais.

_______

Aluna - Cintia Borba de Quadros

Pergunta:
O que você achou do Lendo e Relendo?

Resposta do Entrevistado:
  • Eu achei muito importante a página ofalando sobre o Bullying, pois pode ajudar as pessoas a não praticar bullying. Também gostei dos jogos interativos e muitas outras coisas interessantes.

lendo e relendo - atividade da semana

Confecção de Marcador de Páginas

A atividade desta semana foi desenvolvida pela Professora Fabiane Lourenço dos Anjos e sua turminha, o Pré Integral - 5 anos.

Atravéz da riqueza do material do Jornal Correio Lageano, trabalhamos o Dia do Livro Infantil e o Dia de Monteiro Lobato, onde confeccionamos um marcador de páginas que utilizaremos no decorrer do ano letivo, sendo esta atividade, mais um incentivo ao uso do jornal em sala de aula, não apenas como fonte de pesquisa, mais também como incentivo ao hábito da leitura, pois os alunos, espontaneamente, ao manusearem o jornal, identificam letras, cores, números, palavras e também os fatos do cotidiano abordados pelo mesmo.

As crianças utilizaram como fonte de pesquisa o próprio encarte do Lendo e Relendo. Recortaram os personagens - Emília e Visconde de Sabugosa - colaram no EVA, formando um lindo e atrativo marcador de páginas.

Com livros de literatura infantil em mãos, foi ensinado aos alunos como utilizar o marcador.
Esta atividade despertou a curiosidade e a criatividade dos educandos, bem como o desenvolvimento de sua cultura.

Confira as fotos:
E