segunda-feira, 29 de novembro de 2010

teatro - ciências

Na última sexta-feira, dia 26, os alunos do 7º ano, juntamente com a professora Janete Camargo, da disciplina de ciências, apresentaram um teatro para os alunos do CEIM, pré escolar e 4º ano, com intuito de passar aos pequenos de forma lúdica, as maneiras de evitar a contaminação com vermes - parasitas que vivem alojados no intestino humano trazendo doenças.
Explicaram que a simples lavagem das mãos de maneira correta e com frequência, evita a contaminação por vários microorganismos que não são visíveis a olho nú mas estão presentes, causando enfermidades.
Enfim, os alunos do 7º ano, com certeza, não só ensinaram como também aprenderam com o desenvolvimento deste trabalho.


Projeto: herança cultural africana no brasil

Para conhecer a herança cultural dos africanos na formação do povo afro-brasileiro, as turmas do 6º ao 9º ano estão desenvolvendo as seguintes atividades:
  • Pesquisa;
  • Produções Textuais;
  • Trabalhos Manuais;
  • Estudo da música e da dança afro.
Temos dado ênfase às questões das relações de respeito às diferenças étnico raciais.
Para o enriquecimento do nosso trabalho, no dia 24/11/2010 tivemos na escola a presença da Professora Doutouranda na área, Senhora Renilda, que com competência motivou e socializou seu conhecimento com alunos, professores e direção desta unidade escolar.


IIº tear da leitura



Professora Lucilene Oliveira

O projeto Tear da Leitura, orientado pela Profª de Língua Portuguesa Lucilene Oliveira, foi desenvolvido com os alunos do 1º ao 7º ano e teve como objetivo o conhecimento dos diversos gêneros literários. Entre eles, destacou-se: o cordel e a poesia.
A devolutiva aconteceu no dia 11 de novembro, tendo como ponto alto a apresentação dos alunos.
Momento em que a música também se fez presente, através das vozes dos alunos do 6º ano que brilhantemente encantaram o público.
A colaboração dos professores(as) foi foi de grande importância para a realização deste evento.
Prestigiando o IIº Tear da Leitura, esteve presente a Professora e Formadora de Língua Portuguesa Selva Arruda.
Confira as fotos:

Dia 11/11/2010 - Vespertino




Dia 23/11/2010 - Matutino


Vídeo da apresentação do 2º ano - "Patrulha Ecológica"

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LANÇAMENTO DO LIVRO - GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS E TORÇÕES NO ESPAÇO



A EMEB Dom Daniel Hostin tem a honra de parabenizar o
Profº Daniel Marinho e seus colegas, pelo lançamento do livro:




Os interessados em adquirí-lo, deverão entrar em contato diretamente com os autores.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

halloween

Turma: Maternal II
Profª Fabiane

Por mil escorpiões!
A festa de halloween do Maternal II foi muito legal!
As crianças estavam anciosas para a festa pois, ajudaram na decoração.
As meninas pintaram o seu chapéu!
Os meninos ganharam dentadura de vampiro!
Tivemos ainda, capa de bruxa, morceguinhos, aranhas...
Fizemos convite para os demais funcionários da escola para ajudar com as gostosuras e surpreendentemente todos colaboraram.
A turminha da profª Roberta sempre presente, também se divertiram.
Tivemos a visita de uma Bruxa, boazinha, que trouxe gostosuras para as bruxinhas e bruxinhos mais fofos do Dom Daniel.

Ela pediu para as crianças não fazerem maldades.
Puxa! Nossa festinha de Halloween foi mágica e enfeitiçante, pois, o feitiço do bem que jogamos na sala atraiu amiguinhos legais.
Obrigado a todos que ajudaram.
Maternal II


Confiram as fotos:



Mais fotos:

terça-feira, 2 de novembro de 2010

GALILEU GALILEI (1564-1642)

cosmologia galileu galilei GALILEU GALILEI (1564 1642): MÉTODO CIENTÍFICO E NEOPLATONISMO

Galileu Galilei nasceu em Pisa, em 1564. Matriculou-se na Escola de Artes da sua cidade, em 1581, com a finalidade de estudar medicina. Contudo, não terminou o curso e dedicou-se aos estudos da matemática, que eram os seus prediletos, ao lado da observação dos fenômenos físicos. Em 1589 foi nomeado catedrático de matemática na Universidade de Pisa. Em 1604, após longos períodos de experimentação na Torre Inclinada da cidade natal, Galileu formulou a lei da queda livre dos corpos, elemento básico para a mecânica racional. Em 1610 deu início às suas observações astronômicas e passou a trabalhar em Florença, sendo protegido de Cosimo II de Médici. A descoberta, por Galileu, das manchas solares, acarretou para ele a ira dos teólogos, porquanto a hipótese do nosso autor colocava em risco a suposição da harmonia cósmica e da perfeição dos corpos que integravam as camadas superiores do Céu, que deveriam ser constituídos de “matéria pura”, sem manchas. As autoridades vaticanas obrigaram-no a não mais ensinar as teorias de Copérnico, bem como as hipóteses levantadas sobre as manchas solares. Durante algum tempo Galileu ficou calado. Mas, em 1623, após polêmica com um padre jesuíta acerca da natureza dos cometas, Galileu voltou a insistir nas suas observações, criticando acirradamente as observações de Aristóteles acerca do cosmo. Os teólogos romanos voltaram à carga, obrigando Galileu a se apresentar no Tribunal do Santo Ofício. Condenado pela Inquisição romana em junho de 1633, nosso autor foi obrigado a abjurar acerca das suas teorias científicas, a fim de não sofrer a tortura a que tinha sido submetido, em 1600, outro grande cientista e pensador, Giordano Bruno. Recolhido à sua casa, o nosso autor dedicou-se, nos últimos anos de vida, a reescrever alguns dos seus livros. Faleceu em 1642.

Estas são as principais obras de Galileu: Defesa contra as calúnias e imposturas de Baldessar Capra (1607), Mensageiro celeste (1610), Discurso sobre as coisas que estão sobre a água (1612), História e demonstrações sobre as manchas solares (1612), Discurso sobre o fluxo e refluxo do mar (1616), Diálogo sobre os dois maiores sistemas (1623), O Ensaiador (1623), Discurso sobre duas ciências novas (1638).


Confiram uma atividade desenvolvida para alunos de 7º ano, sobre Galileu Galilei:


05 de novembro

DIA DA CIÊNCIA

Dia da Ciência

Ciência é o conhecimento atento e aprofundado de alguma coisa. Imagine um conjunto de conhecimentos com foco em um ramo específico...

A Ciência é uma grande aventura cheia de heróis, heróis cientistas, suas super descobertas e seus estudos.

E nesse dia tão especial para a ciência vamos falar um pouquinho do grande Galileu Galilei.

Você nunca ouviu falar dele?

Se não ouviu é uma questão de tempo, logo você vai aprender na sua escola que esse grande matemático, físico e astrônomo foi o cientista que estudou o Universo e provou que a Terra girava em torno do Sol.

Aprender ciência pode ser uma experiência muito legal e divertida!

Venha com a turminha Smartkids aprender um pouco de Ciências!

Acesse: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/

Clique aqui para imprimir e pintar seu desenho do Dia da Ciência!