quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Instalação do Novo Laboratório de Informática







No dia 24 de agosto, aconteceu a instalação do novo laboratório de Informática, onde contamos agora com 18 máquinas.



Neste mesmo dia, após a reunião de pais, realizada às 19h, toda a comunidade presente foi convidada para prestigiar mais esta conquista!



Parabéns a toda a comunidade do Bairro Dom Daniel!



E desde já, deixamos o convite para aqueles que não estavam presentes na reunião, para que venham nos visitar!



quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Educação Infantil - Combinados

Para os pequenos, quase tudo na vida é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Essa simultaneidade pede que espaços e rotina da escola sejam planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. Sem abrir mão, é claro, dos cuidados com segurança e saúde.

É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. “Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo, como se fossem um professor a mais”, explica Elza Corsi, formadora do Instituto Avisa lá, de São Paulo.

Leia mais em:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/gestao/educacao-infantil-lugar-aprendizagem-creche-pre-escola-espacos-ambientes-538590.shtml

Dicas de combinados:




texto informativo: O uso de combinados e a promoção da cultura da paz

Sobre a Cultura de Paz

O uso de combinados e a promoção da cultura da paz

No dia a dia das escolas, é muito comum que os profissionais da educação manifestem várias queixas, como: "não consigo dar nenhuma aula sem perder muito tempo resolvendo questões de indisciplina", "os alunos conversam demais", "os alunos são agressivos, xingam-se um ao outro o tempo todo", "os alunos não fazem as tarefas", "os alunos depredam a escola", "os alunos não trazem o material pedido, não fazem trabalhos". Por outro lado, a equipe de direção das escolas também costuma fazer queixas com relação ao corpo docente, como faltas de professores, atrasos, não cumprimento de prazos, aulas não planejadas ou de má qualidade, falta de respeito às regras coletivas da instituição. E para completar o quadro, os professores muitas vezes manifestam insatisfação com relação ao trabalho dos seus líderes, reclamando da ausência, de falta de "pulso firme" ou de excesso de autoritarismo.

Tendo em vista esta realidade, o uso de combinados (pactos de convivência ou acordos coletivos) tem sido uma das soluções mais destacadas pelo Projeto Não-Violência para suprir as necessidades mais urgentes das escolas. Na literatura encontramos o livro Tá Combinado – Construindo um pacto de convivência na escola, de Feizi Milani, que constitui uma obra de referência no assunto e tem sido o nosso guia para reflexão e implantação destes acordos coletivos.

Sabemos que as escolas atualmente encontram muitas dificuldades de estabelecer um padrão de autoridade com relação ao cumprimento das normas. A tradição do autoritarismo presente na escola antiga e muito acentuada no regime militar, ainda permanece nas instituições de ensino atuais, ainda que de forma mais amena. A visão autoritária tende a utilizar o medo como forma de manter o controle. As regras são impostas aos alunos, que precisam obedecer cegamente. Quando a obediência não ocorre, estabelece-se uma punição. E não há praticamente diferenciação entre crianças e adolescentes, alunos do ensino fundamental ou do ensino médio, no sentido de que todos devem acatar as normas sem questionamentos.

Leia mais em:

http://www.naoviolencia.org.br/sobre-uso-de-combinados-promocao-cultura-da-paz.htm

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Folclore - 22 de agosto

Texto Informativo:

Entende-se por folclore o conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes e costumes de um povo. Tal conjunto normalmente é passado de geração a geração por meio dos ensinamentos e da participação real dos festejos e dos costumes. De origem inglesa, o folclore é uma palavra originada pela junção das palavras folk, que significa povo; e lore, que significa sabedoria popular. Formou-se então a palavra folclore que quer dizer sabedoria do povo.

O folclore assume grande importância na história de todos os povos, pois por meio desse conjunto pode-se conhecer a antiga cultura dos mesmos e a formação da cultura presente nos dias de hoje. Dentre as características que possui é possível identificar os fatos folclóricos a partir do anonimato, já que todos os componentes folclóricos são de autoria desconhecida; da aceitação coletiva, já que cada pessoa absorve a essência folclórica e a repassa aos outros a partir de seu entendimento próprio; e da transmissão oral, já que antigamente não havia meios de comunicação como na atualidade. Para manter vivo o folclore típico de cada região existem datas específicas para a realização dos festejos e artes.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola



Algumas atividades:
























































































Confira o Resultado da Gincana - 11/08

Matutino:

  • Gincana - Grupo 1
1º lugar: empate entre 5º e 6º ano - 200 pontos
2º lugar: 7º ano

  • Gincana - Grupo 2
1º lugar: 4º ano - 610 pontos
2º lugar: 2º ano - 260 pontos
3º lugar: 1º ano - 210 pontos


Vespertino:

  • Gincana - Grupo 3
1º lugar: 9º ano - 200 pontos
2º lugar: 8º ano - 190 pontos
3º lugar: 3º ano - 170 pontos

  • Gincana - Grupo 4
1º lugar - Pré 05 anos - Profª Lu - 730 pontos
2º lugar: Pré 04 anos - Profª Andreia - 290 pontos

Parabéns a todos pela participação!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

11/08 - DIA DO ESTUDANTE

Mural organizado pela Profª Cleuci

Homenagem aos Estudantes!

A escola que

queremos

Quero uma escola
Que cante a democracia,
Resgate a cidadania
Dando voz a quem não tem...
Uma escola que partilhe
Os frutos da educação,
Que conquiste corações
E conscências também!

Quero uma escola
Que cative a criança
Como quem cultiva flor...
Uma escola que abraça
Nosso sonho, com carinho,
Que multiplique caminhos
No aprendizado do amor !

Quero uma escola
Que mostre um rumo seguro
Semeie estrela no escuro
E libertação...
Uma escola que devolva
A alegria esquecida
Que reinvente a vida
Plena de participação!

(Silvio Genro)

gincana - DIA DO ESTUDANTE

11/08 DIA DO ESTUDANTE




PROGRAMAÇÃO

Matutino: 9:30 às 12:00

Gincana entre salas. ( 5º ano/6º ano/7º ano)

- Corrida do Saco;

- Corrida do ovo;

- Caixa de bolas;

- Barbante Maluco;

- Correndo com Jornais

Gincana entre salas ( 1º ano/ 2º ano/ 4º ano)

- Em busca das cores.

- Acerte a caixa

- Qual é o objeto

- Brincando com as cores.

- Pulando o Rio

VESPERTINO: 14:30 às 17:00

Gincana entre salas. ( 3º ano/ 8º ano/9º ano)

- Corrida do Saco;

- Corrida do ovo;

- Caixa de bolas;

- Barbante Maluco;

- Correndo com Jornais.

Gincana entre salas ( Pré Andréia/ Pré Luciane)

- Em busca das cores.

- Acerte a caixa

- Qual é o objeto

- Brincando com as cores.

- Pulando o Rio.


Gincana entre salas. (3º ano/ 5º ano/6º ano/7º ano/ 8 ano/ 9º ano)

Caixa de Bolas

1º Passo: O recreacionista leva as crianças para o canto do parquinho, divide-os em duas equipes. As equipes sentam-se, uma de cada lado, nas laterais do parque.

2º Passo: O recreacionista coloca, numa extremidade do parque, duas caixas, uma ao lado da outra, com mais ou menos 15 bolas cada uma. Do outro lado do parque, a mais ou menos 10 mts de distância, coloca mais duas caixas vazias. O recreacionista delimita a linha de partida.

3º Passo: A um sinal do recreacionista, uma criança de cada equipe se levanta, seguindo a ordem da fila, e se coloca na linha de partida. O recreacionista dá um novo sinal, e as duas crianças correm até as caixas, onde devem pegar as bolas (uma de cada vez) e colocá-las nas caixas vazias.

Á medida que as crianças vão terminando de transportar as bolas, sentam-se novamente em seu lugar. A Segunda criança de cada equipe se levanta e reinicia o processo, retornando com as bolas para a primeira caixa.

Se alguma criança deixar cair à bola, voltará novamente a linha de partida.

Será considerada vencedora a equipe que terminar primeiro.

Barbante Maluco

1º Passo As crianças formarão duas ou mais fileiras dependendo do numero de crianças.

O recreacionista entrega a primeira criança de cada equipe um rolo de barbante.

2º Passo: Ao sinal, a primeira criança de cada equipe, de posse do rolo, passará o barbante pela sua cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o mesmo, e assim por diante, até chegar a ultima criança.

Quando a ultima criança da equipe terminar, começará a desenrolar o barbante da cintura, enrolando outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar de novo na primeira criança.

Será vencedora a equipe que apresentar o rolo de barbante novamente enrolado.

Correndo com Jornais

1º Passo: As crianças dividas em duas equipes, se posicionando atrás de uma linha demarcada pelo recreacionista.

2º Passo: Será entregue a cada equipe duas folhas de jornal, ao sinal o primeiro de cada equipe deverá seguir até um segundo ponto demarcado, pisando somente em cima das duas folhas de jornal, indo e voltando, ao chegar o segundo da equipe faz a mesma coisa, vencerá a equipe que completar a prova sem ter rasgado o jornal.


Gincana entre salas ( Pré Andréia / Pré Luciane/ 1º ano/ 2º ano/ 4º ano)

Em busca das cores.

1º Passo: O recreacionista divide as crianças em duas equipes e pede para que elas se retirem, enquanto isso ele marca no quadro o valor de cada cor .

2º Passo: Ele esconde pelo parque vários cartões coloridos, quando as crianças retornam ele explica a brincadeira, que pelo parque a vários cartões coloridos escondidos e que cada um vale um determinado valor.

3º Passo: Em um tempo determinado as equipes saem a procura dos cartões, acabado o tempo o recreacionista soma os cartões de cada equipe, será a vencedora a que tiver mais pontos.

Acerte a Caixa

1º Passo: As crianças serão dividas em duas equipes, que escolherão um representante para iniciar a brincadeira.

2º Passo: O primeiro escolhido de cada equipe terá os olhos vendados e receberá um bastão, a uma distancia de aproximadamente 2 metros deste representante o recreacionista coloca uma caixa vazia.

Após a criança ter sido girada três vezes, ela terá três chances para acertar a caixa.

Caso acerte, sua equipe marcará um ponto, e ele passa o bastão para o outro membro da equipe, vencerá a equipe que ao final, tiverem acertado mais vezes na caixa.

Qual é o objeto

1º Passo: O recreacionista divide as crianças em duas equipes.

2º Passo: o recreacionista chama a frente uma criança de cada equipe, venda-lhe os olhos, e entrega a cada um objeto.

Elas deverão descobrir qual é o objeto pelo tato, sem vê-lo, somente apalpando-o.

A criança que acertar ganhará um ponto para sua equipe.

O recreacionista vai chamando, então, outras crianças, colocando objetos diferentes na mão de cada uma, até que toda equipe participe.

Vencerá a equipe que fizer o maior numero de pontos.

Brincando com as cores.

1º Passo: O recreacionista convida as crianças para sentar formando uma roda.

2º Passo: No centro da roda, colocará seis cartões de cores diferentes.

3º Passo: O recreacionista chamará uma criança ao centro da roda e pedirá que observe os cartões, pois um deles irá desaparecer.

Depois que a criança observar por alguns instantes, o recreacionista colocará uma venda nos seus olhos, enquanto as crianças juntas começam a contar até 10.

4º Passo: O recreacionista, então retira um dos cartões e o esconde, ao termino da contagem, é retirada a venda dos olhos e pergunta.

· Qual foi o cartão que sumiu?

A criança tem duas chances para acertar, se não conseguir troca-se a criança e repete a brincadeira.

Pulando o Rio

1º Passo: O recreacionista delimita no chão duas linhas, a uma distancia de 20 cm uma da outra, que será o rio. Pede as crianças que se coloquem em fila.

2º Passo: A um sinal do recreacionista, cada aluno tenta pular o rio e retorna à fila.

Quem não conseguir pular o rio e atingir o outro lado da linha cai na água e é eliminado, ficando “molhado”. Cada vez que todos pulam, o recreacionista aumenta a largura do rio.

Serão vencedoras as crianças que conseguirem pular até o limite combinado.

O jogo também pode ser feito até que todos tenham sido eliminados.


FICHA DE PONTUAÇÃO

EQUIPE A 5º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE B 6º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE C 7º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


FICHA DE PONTUAÇÃO

EQUIPE A 1º ANO NOME DA EQUIPE___________

EM BUSCA DAS CORES


30 PONTOS

ACERTE A CAIXA


50 PONTOS

QUAL É O OBJETO


70 PONTOS

BRINCANDO COM AS CORES


50 PONTOS

PULANDO O RIO


30 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE B 2º ANO NOME DA EQUIPE___________

EM BUSCA DAS CORES


30 PONTOS

ACERTE A CAIXA


50 PONTOS

QUAL É O OBJETO


70 PONTOS

BRINCANDO COM AS CORES


50 PONTOS

PULANDO O RIO


30 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE C 4º ANO NOME DA EQUIPE___________

EM BUSCA DAS CORES


30 PONTOS

ACERTE A CAIXA


50 PONTOS

QUAL É O OBJETO


70 PONTOS

BRINCANDO COM AS CORES


50 PONTOS

PULANDO O RIO


30 PONTOS

TOTAL DE PONTOS



FICHA DE PONTUAÇÃO

EQUIPE A 3º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE B 8º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE C 9º ANO NOME DA EQUIPE___________

CORRIDA DO SACO


30 PONTOS

CORRIDA DO OVO


50 PONTOS

CAIXA DE BOLAS


50 PONTOS

BARBANTE MALUCO


30 PONTOS

CORRENDO COM JORNAIS


100 PONTOS

TOTAL DE PONTOS



FICHA DE PONTUAÇÃO

EQUIPE A PRÉ LUCIANE

NOME DA EQUIPE___________

EM BUSCA DAS CORES


30 PONTOS

ACERTE A CAIXA


50 PONTOS

QUAL É O OBJETO


70 PONTOS

BRINCANDO COM AS CORES


50 PONTOS

PULANDO O RIO


30 PONTOS

TOTAL DE PONTOS


EQUIPE B PRÉ ANDREIA

NOME DA EQUIPE___________

EM BUSCA DAS CORES


30 PONTOS

ACERTE A CAIXA


50 PONTOS

QUAL É O OBJETO


70 PONTOS

BRINCANDO COM AS CORES


50 PONTOS

PULANDO O RIO


30 PONTOS

TOTAL DE PONTOS