quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Início da Primavera

Turma Maternal I -Professora Irene
                             Auxiliar Kelen
Turma Maternal II - Professora Deyse

Em uma atividade conjunta, as Professoras desenharam uma árvore em papel pardo para homenagear
o início da primavera.
As crianças junto com as professoras, colheram no pátio da Escola folhas que caíram das árvores,usaram as folhas,lascas de lápis, que foram colados no caule, e cada criança pintou uma flor com tinta guache que também foi colado para completar a árvore.

Cuidando da Natureza

Pré II - Professora Gislaine

21 de Setembro Dia da Árvore

Objetivo:
- Conscientizar sobre a impotância das árvores para nós e também para os animais;
-cuidados com o meio ambiente;
- conscientizar as crianças ecologicamente estimulando o interesse e cuidados com a natureza.

23 de Setembro PRIMAVERA

Objetivo:
-Falando em meio ambiente, conscientizar sobre os cuidados com as flors pois elas também fazem parte da natureza;
- A primavera é a estação maos bonita pos as flores trazem um colorido encantador.

"Cuide bem da natureza no que está ao seu alcance.
Muito faz quem faz um pouco. Pense nisso e passe adiante." 




segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ÁRVORE AMIGA

Turma: Maternal I
Professora : Taise Apª R. de Carvalho

Objetivo:
-Homenagear o dia da árvore;
-Com o auxílio de um poema,trabalhar frutas e flores, explicando que é da árvore que as mesma nascem.

Desenvolvimento:

-As crianças pintaram algumas frutas e flores, e cada uma colou sua pintura na árvore, feita em papel pardo.

DIA DA ÁRVORE

TURMA: PRÉ I
Professora: Franciele Cristine Matos

Objetivo:
-Desenvolver a coordenação e a percepção visual da criança;
-Estimular cuidados com a natureza;
-Reconhecer e identificar as partes da árvore;
-Explorar texturas.

Material:
-Papel de seda verde;
-palito de picolé;
-tinta guache marrom;
-tesoura.

domingo, 23 de setembro de 2012

SUPERANDO OBSTÁCULOS

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA


21 de setembro

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.
Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005 em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.


Em Lages, foram convidadas as Unidades Escolares,em parceria com o Programa Psicossocial do Projeto "Inclusão e Discussão,Lages em Ação", para realizarem atividades de conscientização nesse dia. EMEB e CEIM estiveram em uma só ação "Respeito as Diferenças".



Professora: Eva Caroline Reis - Dança

Proposta: "Sentir para Dançar"
Objetivo:Contribuir de maneira significativa para a inclusão da dança na vida de pessoas com deficiência visual, estimulando suas capacidades e potencialidades para o favorecimento de uma melhor consciência corporal, aumentando sua autonomia.



PROFESSORA: EUNICE T. M. SUPPI  - 5º ANO

Objetivos

Trazer a conhecimento instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais.
Promover discussões sobre as características físicas e culturais de cada criança, através de textos e o trabalho com libras.






TRABALHANDO A INCLUSÃO
PROFESSORAS: DAYANE E FRANCIELE – PRÉ I

Objetivo
Levar as crianças a observarem algumas das dificuldades que as pessoas com necessidades especiais enfrentam no dia a dia através de aulas práticas envolvendo os cincos sentidos, principalmente sendo: andar num pé só, andar com os olhos vendados e manipular objetos para tentar descobrir o que é, se comunicar com a linguagem de sinais, pintar ou recortar com os olhos vendados, respeitando e colhendo o outro como ele é.





UM AMIGO MUITO ESPECIAL (autor desconhecido)
PROFESSORAS: Deisy, Irene, kelen (auxiliar)
Maternal I e II
  
Foi contada uma história com fantoches sobre um menino cego, que por ele portar esta necessidade ele não tinha habilidade para fazer as coisas normais principalmente as atividades da escola, e todos os amigos riam dele e ele ficava muito triste.
Então ele encontrou um amiguinho que sabendo do seu problema começou ajudar, e com sua ajuda ele começou a fazer as coisas melhor e todo mundo ajudou ele e assim ele teve muitos amigos e ele ficou muito feliz. Assim ele viu que a necessidade que ele tinha com a ajuda de seus amigos ele conseguiria fazer qualquer coisa.
O objetivo desta história é mostrar para as crianças que temos que ajudar as pessoas portadoras de deficiência ou não, que temos que sempre compreender suas dificuldades e ajuda-los. Que a amizade verdadeira não vem da aparência mais do sentimento.



DIA DA INCLUSÃO
PROFESSORA: Solange da Silva Pereira – 4º ano

Objetivo
Buscar interações prévias das deficiências mais comuns no meio em que vivemos.

Metodologia
Ao processo gradativo das atividades, iremos falar do dia inclusão, produzir desenhos colocando-os em situações em que o educando sinta-se no outro lado (de normal à deficiente).

Nem Especial, nem regular, nem pra deficientes... Apenas educação porque chegará o dia que a educação será uma coisa só.
(Autor desconhecido)





Professoras: Ketlin e Camila – Berçário I
Lisiane e Larissa – Berçário II

No dia 21 de setembro é o dia da inclusão, e para trabalharmos com as crianças dos Berçários I e II resolvemos fazer um tapete com textura, sendo que usamos vários tipos de materiais como: feijão, lixa, sagu, algodão, esponja, areia, quirera, etc. Montamos o tapete, colocamos no chão, e em seguida colocamos as crianças em cima do mesmo e passaram os pés e mãos, foi uma experiência muito gratificante, pois as crianças tinham a ânsia de pegar os objetos que estavam pisando.
Trabalhamos então, coordenação motora, trabalhando com membros inferiores – pernas, pés para ajudar a sensibilidade da criança.  








DIA DA INCLUSÃO
PROFESSORA: Luciane Valéria Andrade
Programa Mais Educação


No dia vinte e um de setembro de dois mil e doze das 13:00hs às 14:30hs estiveram presente os alunos do Mais Educação para assistir um filme – “Como treinar seu dragão”, que tem como objetivo ver o educando se colocar no outro lado (de normal a diferente), interpretando a realidade de que todos estamos sujeitos a mudança e ter como finalidade aceitar o outro. Possibilitando os educandos o conhecimento de diferentes experiências de vida.


 PROFª Luciane Berteli da Silva Pereira
Aula: Explorer
Objetivo: Desenvolver no estudante a consciência do respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Desenvolvimento: Utilizando o laboratório de informática, os estudantes pesquisaram vídeos, de pessoas portadoras de necessidades especiais. Houve uma roda de conversa a respeito dos vídeos assistidos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CANTIGAS DE RODA

Tema: Cantigas de Roda - A Dona Aranha
CEIM Professora Rosimery Guimarães Lira
Turma de Maternal I
Profª Taise Apª R. de Carvalho -
Auxiliar: Ariane de Liz Souza Pereira

Objetivos: Estimular a atenção, observação, emoções, percepção,linguagem oral e gestual,
a discriminação auditiva e desenvolver a coordenação motora, visiomotora e o esquema corporal e assim resgatar as cantigas de roda.

Desenvolvimento:
Confeccinou-se uma aranha com folha de raio x, onde as crianças usando cola colorida puderam enfeitar, fazendo pinguinhos com a cola no corpo da "dona aranha".Depois de seca a cola, foi amarrado um barbante para os mesmos brincarem, cantando a música todos juntos. Trabalhou-se também, do que é
coberto o corpo das aranhas, quantas pernas e patas elas tem,entre outros...

                                    
 
                                     

Trânsito

Turma de 1º Ano - Professora Soraya Cruz Schlegel

Objetivos:Desenvolver domínio na leitura e na escrita.Ser capaz de interpretar,manejar símbolos,signos,
dados, códigos e outras formas de expressão linguística.

Desenvolvimento:Os estudantes manusearam o Jornal, percebendo diferentes tipos de letras, quais os gêneros das reportagens,
leitura das gravuras,enfim exploraro jornal como um todo.Após este processo devem procurar e escrever na folha nomes e marcas de carros em geral.
Suas atividades serão expostas em um mural na semana do trânsito.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Formatura PROERD



         PROERD é um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E. Norte Americano, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.
 
        Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
 
O PROERD, teve início em Santa Catarina, em março de 1998, na cidade de Lages, obtendo resultados significativos, naquele primeiro semestre, fazendo com que a cidade de Chapecó também entrasse no circuito, adotando o Programa no segundo semestre, sendo que ambas formaram neste primeiro ano, aproximadamente 5.000 (cinco mil) crianças.

No dia 17 de Setembro, mais de 270 educandos de Escolas Municipais e Estaduais, estiveram reunidos no Ginásio do Bairro Guarujá, para sua formatura do PROERD. Alunos do 5° Ano compareceram com seus familiares, com a Professora Eunice Marin Suppi, e a Gestora Simone Pereira da EMEB DOM DANIEL HOSTIN, para receberem seus diplomas, junto com seu Professor Policial PROERD Nazareno de Oliveira.
O aluno José Vinícius Raulino,recebeu o mascote Proerdino, como premiação de melhor redação.

Parabéns!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

APRESENTAÇÕES SEMANA DA PÁTRIA


Educandos do Programa Mais Educação do vespertino,com a Professora Eva Caroline, dança.


Pré II com a Professora Gislaine


SEMANA DA PÁTRIA

Na semana de 03 à 06 de setembro ,aconteceu nas dependências da  EMEB  apresentações, nos períodos matutino e vespertino, em comemoração a semana da Pátria. Educandos e professores da EMEB e do CEIM prestaram sua homenagem a Independência do Brasil.